Trouxe hoje alguns dados do Google AI Overview, ou como chamamos por aqui, a Visão Geral criada por IA (imagem acima).
Um relatório da BrightEdge reuniu dados sobre a evolução do recurso, um ano após seu lançamento. E uma descoberta pode resumir tudo: ao contrário do que as perdas estavam, as buscas não estão acontecendo, mas expandindo .
No entanto, agora elas são mais complexas e com taxas que parecem até contraditórias:
- Desde o lançamento do AI Overview, em maio de 2024, o total de receita de pesquisa no Google aumentou mais de 49% .
Isso indica que as pessoas estão buscando mais frequência e engajamento, especialmente com consultas que geram resumos ricos e baseados em IA.
- Mas, a taxa de cliques (CTR) não acompanhou esse ritmo e caiu quase 30% , já que os usuários passaram a consumir mais informações na própria Visão Geral criada por IA.
"Essa mudança sugere que o topo do funil está se expandindo, enquanto o caminho tradicional para uma visita ao site está se estreitando. A visibilidade não se trata mais apenas de direcionar o tráfego — trata-se de fazer parte da experiência da IA antes mesmo de um usuário clicar."
— Visão geral do AIO: uma análise anual, BrightEdge
Confira as 8 descobertas-chave do relatório:
1. As buscas aumentaram e o funil mudou
A Visão geral criada pela IA impulsionou um crescimento de 49% nas taxas e uma queda de quase 30% nos cliques, indicando que os hábitos de busca online mudaram.
2. Saúde, Educação, B2BTech e Seguros são os setores que mais contam com a presença do recurso
Juntos, eles estão próximos de 90% de cobertura de consultas. Isso acontece porque esses setores se baseiam fortemente em conteúdo estruturado e baseado em dados verificáveis — o tipo de insumos perfeitos para os resumos de IA.
3. Consultas complexas estão em alta
Buscas com mais de 8 palavras aumentadas 7x no último ano. Isso indica uma mudança não apenas do comportamento de busca, mas do entendimento da ferramenta. Agora, o AI Overview consegue atender buscas mais complexas e conversacionais, fornecendo respostas consistentes e completas que antes continham pouco ou nenhum resultado.
Por exemplo: se antes as pessoas buscavam por “painéis solares”, hoje a busca é mais parecida com “como melhorar a eficiência dos painéis solares em climas nublados”.
4. O vocabulário técnico também aumentou
Parecida com a descoberta anterior, os dados mostram que pesquisas com termos mais técnicos e específicos cresceram 48%. Ou seja, os usuários estão direcionando para a IA o que normalmente perguntariam em um fórum ou para um especialista.
Segundo o relatório, a IA é especialista em lidar com facilidade com os tópicos específicos.
5. Buscas de ranking e comparação caíram
De acordo com o relatório, perguntas que já estão em alta como “os melhores 10 modelos de celular de 2025” ou “qual modelo é melhor entre xey?” diminuíram mais de 60%; o que mudou é que, agora, as pessoas esperam que a IA já entregue essa curaria, sem que eles peçam.
6. Páginas com rankings mais baixos estão sendo mais citados do que nunca
Foi-se o tempo em que só a página 1 ganhou atenção. Desde a chegada do AI Overview, houve um aumento de 400% na sobreposição de restrições das posições 21 a 30, e de 200% nas posições 31 - 100. De fato, 89% das instruções no recurso vem de URLs fora do top 100 orgânicos da busca Google.
7. Os resultados do AI Overview agora ocupam mais de 1.000 pixels (espaço em tela cheia)
Basicamente, isso mostra que a Visão geral criada pela IA não só domina, como ocupa todo o espaço de tela disponível, especialmente para consultas médicas, financeiras e tutoriais, em que as imagens passam frequentemente de 1.000 pixels. Só para se ter uma ideia, 600 pixels é o tamanho da chamada “dobra da tela”, ou seja, o tanto que aparece para o usuário sem rolar a página.
Isso implica que, mesmo que seu trabalho de SEO seja perfeito, talvez você não aplique entre os resultados, pois essa visualização “empurra” os conteúdos orgânicos para baixo.
8. No e-commerce, o crescimento do AI Overview permanece limitado
Enquanto as respostas de IA crescem de um lado, as buscas relacionadas aos e-commerces permanecem mais informativas e tradicionais.
Isso indica duas coisas: 1) que os recursos tradicionais de busca ainda oferecem mais confiança e a melhor experiência de compra para os usuários e 2) que, portanto, os profissionais não podem descartar as estratégias nesse sentido.
Por fim, o relatório da BrightEdge ainda apresenta algumas lições:
- SEO já não é mais apenas sobre ranquear, é sobre ser recomendado e citado;
- A Visão geral criada pela IA está valorizando conteúdo técnico e focado em termos de cauda longa;
- Páginas além da posição 20, até então esquecidas, estão ganhando visibilidade;
- A SERP (a página de resultados do Google) também está evoluindo visualmente, com as respostas de IA dominando o espaço acima da dobra da tela.
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